Artigos

Selos, lacres ou sinetes

Como fazer seus convidados sentirem-se prestigiados antes mesmo da festa começar? Que tal apostar em um convite com lacre personalizado?  

Os lacres, também conhecidos como selos ou sinetes, já eram utilizados na Grécia antiga, mas foi nos séculos XVII e XVIII que ganharam destaque ao serem usados em cartas, bilhetes e em outros importantes documentos para identificar o remetente e garantir exclusividade ao seu destinatário (já que o lacre precisava ser rompido para dar acesso à informação). 

Nos dias de hoje, os lacres podem ser utilizados em convites de bodas ou aniversário com uma função mais lúdica e igualmente charmosa. Compreende mais uma forma de marcar a identidade do evento, exibindo brasões e monogramas personalizados que denotam um tom vintage-romântico à papelaria. Além disso, sua herança enquanto "guardadores de segredos" oferece uma ideia de exclusividade aos convidados, um carinho a mais. 

Contate Taís Vieira Special Design para um orçamento de convites com lacres personalizados.  

__________________________________________________________________

Relevo Seco

Há uma frase que diz "Deus mora nos detalhes". No que diz respeito a papelarias especias, "Ele" mora nos acabamentos escolhidos. Hoje falaremos do relevo seco, um tipo de acabamento muito apreciado principalmente em convites de casamento. Também chamado de timbragem, trata-se de um processo escavográfico com matriz de chapa de aço que recebe tinta (ou não) e pressiona o papel, criando um relevo que denota sofisticação ao material. 

Como todo acabamento, o relevo seco traz um custo a mais no orçamento por compreender mais uma etapa no processo de produção gráfica, porém, é um detalhe que vale muito a pena, principalmente quando utilizado para evidenciar monogramas e detalhes da papelaria. Très chic!! 

Relevo seco valorizando o monograma. 

Relevo seco personalizando o papel

Imagens: Santa Cruz e Relevos Araujo.
_________________________________________________________________

A melhor impressão é a que fica ...

Algumas pessoas acham que o convite é um mero coadjuvante da festa, algo que o convidado vai ler e jogar fora. Pelo contrário, o convite assume o importante papel de anfitrião do evento e, sendo planejado em materiais e impressão adequados, atua como um verdadeiro representante de suas intenções, criando expectativas e colocando todos no clima da festa.

No último artigo trocamos uma ideia sobre a importância da escolha do papel adequado. Hoje, falaremos sobre os tipos de impressão, suas características e limitações que devem ser levados em conta ao iniciar um projeto de papelaria. Cada um traz vantagens e custos diferentes e são responsáveis por transmitir uma imagem sofisticada do evento. 

Serigrafia: este tipo de impressão denota sofisticação e um tom artesanal à papelaria. É versátil porque utiliza tintas e vernizes que criam efeitos diferentes no papel: relevo, envernizados, emborrachados, etc. Ideal para impressão em cores sólidas e restritas e permite o uso de uma vesta cartela de papéis diferenciados. A serigrafia é o único método gráfico que permite a impressão na cor branca, conforme é visto na imagem abaixo. 

Convite com impressão em serigrafia: efeito sofisticado da tinta branca sobre o papel perolado. 
By Taís Vieira.
Digital: este tipo de impressão tem se aperfeiçoado tanto que ganha cada vez mais espaço dentro dos parques gráficos. Originada da xerografia, imprime peças coloridas enviadas diretamente do computador para a impressora. Apresenta boa qualidade de cores chapadas e meio tons (gradientes) e é ideal para impressão de pequenas e médias quantidades de convites e papelarias. A impressora digital aceita papéis mais tradicionais como o Offset, o Aspen (perolado), o Reciclato e o vegetal. 

Convite estampado em impressão digital. By Taís Vieira.
 Offset: este tipo de impressão é indicado para grandes quantidades de convites e papelaria. Isso porque seu método de impressão compreende a gravação de fotolitos que deixam o custo inicial alto - o que se dissolve em maiores tiragens. A grande vantagem da Offset é a qualidade de impressão para fotos e meio tons (gradientes), os acabamentos propiciados (relevos e vernizes) e a possibilidade de criar peças maiores, como o convite abaixo que se transforma em um pôster. 

Convite em offset se transforma em um pôster. By Taís Vieira
_________________________________________________________________


O papel faz toda a diferença!

A identidade de um evento, seja casamento, aniversário ou formatura, também é transmitida pelo material em que ela é exibida. 


O papel, por exemplo, tem fundamental relevância porque, assim como as ilustrações, as fotos e a letra escolhidos, ele transmite (ou não) o conceito desejado para a festa. Uma celebração mais sofisticada, por exemplo, merece um papel perolado com toda sua elegância. Já um evento mais descontraído, pode ser bem representado por um papel couché cuja cobertura valoriza as cores impressas.

Outro aspecto importante tem a ver com as características de cada papel e a qualidade de impressão. Papéis foscos costumam promover cores mais foscas por serem absorvidas pelo material. Já os papéis com cobertura lisa ou perolada promovem cores impactantes e brilhosas.

No próximo artigo falarei sobre outro aspecto importante na criação de papelarias: tipos de impressão conforme custo x benefício. Não perca!

Papeis especiais: com glitter ou detalhes metalizados, dão um ar exclusivo à papelaria. Por conta disso, estão entre os papéis mais caros e normalmente são conseguidos somente sob encomenda.

Papel vegetal: a transparência deste papel permite criação de estampas e efeitos surpreendentes em papelarias. 

Papel reciclado: a textura fosca e as veias dão um tom rústico à papelaria.

O papel perolado é ideal para convites e papelarias elegantes.

Papel Kraft: sua cor parda e textura são ideais para as papelarias com conceitos rústicos. 

4 comentários:

  1. Eu gosto das mídias digitais, mas um impresso bem feito, criativo, tem muito valor! Gostei, Taís!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Luciana! Obrigado pelo carinho, um beijo!

      Excluir
  2. Com certeza, o tipo de papel e a qualidade gráfica, bem como o design fazem toda a diferença em um evento. A velha máxima vale aqui também: "o barato pode sair muito caro" se você não contar com um profissional. Parabéns pelas informações Taís!!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí, Carla! Um casamento, aniversário ou formatura são eventos muito importantes e devem ser realizados por profissionais experientes que saberão orientar o cliente oferecendo o melhor custo x benefício para cada caso. Obrigado pelo comentário, participe sempre! Um beijo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua mensagem! Abraços, Taís Vieira.