Não é só um "loguinho". Por que investir em identidades de marca profissionais?

Precisamos falar sobre a desvalorização das profissões criativas que ainda hoje costumam ser percebidas muito mais como um talento do que resultado de muito estudo e prática. Nas áreas do design e da publicidade já fizemos avanços, mas essa ideia é fortalecida (ou "prostituída") por uma série de razões, como o exercício informal das das atividades, um mercado de "profissionais" em softwares gráficos e a própria subjetividade da natureza de um trabalho cuja preferência estética se sobrepõe à técnica.

O motivo que me levou a escrever sobre esse tema é que, apesar de já me encontrar numa fase profissional onde os clientes sabem o que esperar do meu trabalho, volta e meia ainda sou surpreendida por pessoas que o comparam aos "projetos" comprados na internet, os famosos "loguinhos"de R$ 150,00 reais. Quem nunca passou por isso?

Minha ideia aqui não é crucificar ninguém, afinal de contas, o orçamento dos empreendedores costuma ser apertado e a internet está aí para atender uma demanda real: o consumo imediatista e low coast. Costumo dizer aos meus alunos que, se os donos de negócios resumem sua marca a um "logotipo", presumo que nós - os profissionais - estamos errando na forma de vender e valorizar nosso trabalho. Não é?

Temos que estabelecer algumas definições: um logotipo não é o princípio de uma marca, mas seu resultado final. Profissionais especializados em branding elaboram identidades visuais que refletem posicionamento, propósitos e valores da marca por meio de técnicas de comunicação e alfabeto visual. A estética é levada em conta obviamente, mas o que rege o projeto é a expressão clara da identidade da marca. Neste sentido, é fundamental contar com profissionais habilitados para construir uma personalidade com a qual o público vai se identificar.

Portanto, nenhuma identidade se sustenta apenas de um logotipo. Ela é resultado de um trabalho  estratégico mais amplo e orquestrado de comunicação, de um discurso de marca consistente. Para os designers e publicitários eu pergunto: o que vocês têm oferecido? Projetos de identidade de marca ou de "loguinhos"? Para os clientes, deixo a pergunta: o que vocês desejam para a marca do seu negócio? A expressão de uma identidade ou apenas um símbolo de identificação?    

Com eu disse no começo dessa conversa, ainda precisamos falar muito sobre isso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Brainstorm na Blend Coworking

Workshop sobre valor da marca e processos de registro na Universidade Feevale