Não é só um "loguinho". Por que investir em identidades de marca profissionais?

Precisamos falar sobre a desvalorização das profissões criativas que ainda hoje costumam ser percebidas muito mais como um talento do que resultado de muito estudo e prática. Nas áreas do design e da publicidade já fizemos avanços, mas essa ideia é fortalecida (ou "prostituída") por uma série de razões, como o exercício informal das das atividades, um mercado de "profissionais" em softwares gráficos e a própria subjetividade da natureza de um trabalho cuja preferência estética se sobrepõe à técnica.

O motivo que me levou a escrever sobre esse tema é que, apesar de já me encontrar numa fase profissional onde os clientes sabem o que esperar do meu trabalho, volta e meia ainda sou surpreendida por pessoas que o comparam aos "projetos" comprados na internet, os famosos "loguinhos"de R$ 150,00 reais. Quem nunca passou por isso?

Minha ideia aqui não é crucificar ninguém, afinal de contas, o orçamento dos empreendedores costuma ser apertado e a internet está aí para atender uma demanda real: o consumo imediatista e low coast. Costumo dizer aos meus alunos que, se os donos de negócios resumem sua marca a um "logotipo", presumo que nós - os profissionais - estamos errando na forma de vender e valorizar nosso trabalho. Não é?

Temos que estabelecer algumas definições: um logotipo não é o princípio de uma marca, mas seu resultado final. Profissionais especializados em branding elaboram identidades visuais que refletem posicionamento, propósitos e valores da marca por meio de técnicas de comunicação e alfabeto visual. A estética é levada em conta obviamente, mas o que rege o projeto é a expressão clara da identidade da marca. Neste sentido, é fundamental contar com profissionais habilitados para construir uma personalidade com a qual o público vai se identificar.

Portanto, nenhuma identidade se sustenta apenas de um logotipo. Ela é resultado de um trabalho  estratégico mais amplo e orquestrado de comunicação, de um discurso de marca consistente. Para os designers e publicitários eu pergunto: o que vocês têm oferecido? Projetos de identidade de marca ou de "loguinhos"? Para os clientes, deixo a pergunta: o que vocês desejam para a marca do seu negócio? A expressão de uma identidade ou apenas um símbolo de identificação?    

Com eu disse no começo dessa conversa, ainda precisamos falar muito sobre isso...

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