Mood board


(Fonte: Taís Vieira | Foto: Alana Beulke - Designer)

O mood board um método projetual essencialmente visual que vem sendo utilizada pelo Design Estratégico devido à habilidade de atuar como um mecanismo facilitador do pensamento. Segundo estudos, o mood board auxilia na definição e no direcionamento das ideias surgidas durante processos de projeto em Design, Publicidade, Arquitetura, entre outros, graças às imagens que ele sustenta.

Ele apresenta-se sob a forma de um quadro que combina uma série de referências visuais que apóiam a criação de uma atmosfera do projeto, principalmente em suas etapas iniciais. A própria palavra inglesa “mood” ajuda na compreensão desse instrumento, podendo ser entendida como humor, atmosfera ou mesmo um estado temporário de nossa mente.

A especialidade do mood board está no fato de que as imagens que ele exibe atuam como meios de comunicação bastante versáteis, capazes de construir códigos traduzidos em conceitos. Enquanto elementos muito próximos dos designers - freqüentemente usados nos projetos como referências e fontes de inspiração - as imagens permitem a interpretação de mensagens e acesso a sentidos através da interação que faz com quem as observa. No caso do mood board, as imagens facilitam a identificação e superação de problemas de projeto por incrementarem o conhecimento do designer. Ambos - profissional e ferramenta - estabelecem um diálogo enriquecedor no qual as imagens facilitam o acesso a sentimentos mais abstratos e a concepção de mensagens visuais mais profundas.

Mood board abrange um eficiente método de geração e direcionamento de idéias. Entre em contato para saber mais sobre cursos e consultorias nesta estratégia.

Abraços,
Taís Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Brainstorm na Blend Coworking

Não é só um "loguinho". Por que investir em identidades de marca profissionais?

Workshop sobre valor da marca e processos de registro na Universidade Feevale